A maior montra de São Brás de Alportel!

© Todos o textos e imagens utilizados na Plataforma Digital são da exclusiva responsabilidade do Administrador do Projeto.
Já a informação textual utilizada em cada "Página Pessoal" são da exclusiva responsabilidade dos Estabelecimentos Aderentes.












Um AGOSTO em GRANDE!

Não há melhor apresentação das Novas Tecnologias do que estes GRANDES EVENTOS.

Ao fazer parte da nossa área de Formação e tendo em vista as competências técnicas específicas de um ESPETÁCULO desta envergadura. Cabe-nos como Profissionais MOSTRAR em PRIMEIRA MÃO os BASTIDORES de todo o saber-fazer que aqui funciona ANTES de tudo ser posto a funcionar para levar ao Público todo o Desenvolvimento que a Tecnologia pode fazer por todos nós.

Publicado por:

Administrador da Plataforma
Vitrine do Comércio
16-08-2014



Um Sábado diferente!...










Em Abril, São Brás vestiu-se de flores e a festa saiu à rua

O costume pascal vêm de festivais de primavera muito antigos, muito antes do Cristianismo, os judeus já consideram a Páscoa um feriado importantíssimo: que celebra a comemoração o êxodo do seu povo do Egito.


A "lebre de Eostre" pode ser vista na Lua cheia, portanto, a Lebre é associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade, seus cultos pagãos foram absorvidos e misturados pelas comemorações judaico-cristãs, dando início a Páscoa comemorado na maior parte do mundo contemporâneo.


O primeiro registro que temos é por volta de 1500 d.c. , é a primeira vez em que os ovos foram feitos de massa de açúcar mas foi no século XIX na Alemanha que a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os; em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substituídos por ovos de chocolate.


O termo originalPáscoa (do hebraico Pessach), um evento religioso muito antigo, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior festa dos católicos/cristãos. Agora na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 dC.


Procissão de Aleluia
Em dia de ressurreição a festa sai à rua, em São Brás de Alportel, na ancestral procissão de aleluia, onde os andores dão lugar às flores, que adornam tochas empunhadas por homens que cantam em coro o refrão "Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!".


As ruas vestem-se de flores naturais, num tapete florido que cobre mais de 1km de extensão, para homenagear a passagem da procissão, as colchas nas janelas e as varandas engalanadas completam o cenário de uma das mais belas e genuínas procissões do país.

Publicado por:
Administrador da Plataforma
Vitrine do Comércio
16-04-2014


Voltar


  • Fotos a cores de: mediaKRIATIVE


    No domingo, dia 20 de Abril, o raiar da manhã revelou o trabalho da preparação da Festa das Tochas Floridas, um trabalho moroso de recolha de flores no campo, seguida de desfolha, o corte de vegetação e que culminou com uma madrugada dedicada à elaboração do tapete artístico pelo percurso da Procissão de Aleluia.